A Constelação é uma terapia?

Não! É uma abordagem sistêmica, fenomenológica, de cunho filosófico e que traz um efeito terapêutico.

Portanto, não há sessões de terapia ou psicoterapia de Constelação. Há apenas uma intervenção numa questão pontual e muito relevante.

A Constelação é arriscada?

Não! O desenvolvimento de uma Constelação é feito em um ambiente de seriedade, e de profundo respeito ao cliente e ao seu sistema familiar ou organizacional, e aos participantes que atuam como representantes quando trabalho é em grupo, tudo sob a orientação e condução do Constelador (a) que atua seguindo às Ordens da Ajuda.

É uma abordagem religiosa?

Não! A Constelação não é religião, não é uma seita, e nem se apoia numa religião. É uma abordagem fenomenológica, de cunho filosófico e que pode ter um efeito terapêutico, que observa os princípios básicos da vida, ou as chamadas leis sistêmicas, ou ordens do amor, que regem todas as áreas do relacionamentos humanos independentes de religião…

Substitui tratamentos médicos ou psicológicos?

Não! Atualmente, a Constelação Familiar é uma das Práticas Integrativas e Complementares presentes no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. 

Neste sentido, ela traz um atendimento complementar para o problema ou dor vivido pelo cliente, não substituindo os atendimentos dos demais profissionais da saúde, e até do direito ou da pedagogia…

No atendiemento com a Constelação é necessário expor toda questão / problema do cliente?

Não! Quanto menos conhecimento da questão, menos expectativa, melhor a Constelação flui, e isso é uma postura fenomenológica do Constelador que atua dentro das Ordens da Ajuda.

Quantas sessões de Constelação tenho que fazer?

Não há sessões de Constelação! Em um único atendimento a situação trazida pelo cliente será olhada e as intervenções necessárias serão feitas. Novos atendimentos, de outras questões que possam surgir, serão feitos somente depois de um tempo, pois é comum que os efeitos da Constelação sejam observados em outras áreas da vida do cliente.

O que fazer após uma Constelação?

Não há nada demais a fazer! Após o atendiemento, a orientação é de que o cliente se recolha e que, tanto o cliente como os que estavam presentes, evitem falar imediatamente sobre o que se mostrou. Esta postura mantém a força da imagem de solução do tema e, por si só, ela fará algo com o cliente, levando-o a uma mudança de postura interna se assim ele permitir…